Orientação Pedestre - GDUA fecha época 2019 com chave de ouro

30-11-2019

Campeonato Nacional Absoluto

Monsaraz foi o local escolhido para a disputa do Campeonato Absoluto de Orientação Pedestre de 2019, evento organizado pela ADFA - Delegação de Évora no passado fim de semana de 23 e 24 de novembro, e que marcou o encerramento da época desportiva de 2019. O Grupo Desportivo União da Azoia (GDUA) esteve presente com uma comitiva de 32 atletas, número considerável e ilustrativo do crescimento sustentado que o clube vive neste momento.

No que respeita à competição, no 1.º dia realizaram-se as provas de apuramento para a final, nas quais se destacaram Vasco Mendes, Pedro Peralta, João Sousa e Ana Casaca, tendo os mesmos conseguido o desejado apuramento.

Na final, realizada no domingo, sobre a encosta este de Monsaraz e com uma privilegiada vista sobre o Alqueva, destacou-se (e de que forma), o atleta Vasco Mendes, que conseguiu um excelente 3.º lugar na final masculina, ficando a 2'29'' do vencedor (Tiago Romão, CMo Funchal). Convirá ter em consideração que Vasco Mendes é ainda um jovem (18 anos), e que consegue já, ombrear com as maiores referências da Orientação da atualidade.

Paralelamente à disputa do Campeonato Absoluto, realizaram-se duas etapas, apurando os vencedores por escalão para quem não realizou a prova de apuramento e/ou da final. Destaque aqui para Miguel Manso e Tiago Gomes, que se classificaram, respetivamente em 1.º e 3.º lugares no escalão H14, Joana Canana - 2.º lugar em D14, Pedro Laia - 3.º lugar em H21A, Sandra Mestre - 1.º lugar em D21B, e, Luisa Gaboleiro - 3.º lugar em D55.

Coletivamente, o GDUA conseguiu mais uma classificação histórica, ao obter o 2.º lugar do evento, atrás do .COM e à frente do CPOC.

O GDUA classificou-se em 7.º lugar no ranking coletivo (em 44 equipas), da Taça de Portugal Vitalis O-Pedestre de 2019, tendo marcado presença em todas as etapas (24) que compuseram o calendário da Taça de Portugal.