Orientação Pedestre - Juvenis do GDUA são campeões nacionais de Sprint

26-10-2021

Joana Canana (D16), Miguel Manso (H16) e Jesus Leão (D55) sagraram-se, no último sábado, campeões nacionais de Orientação na disciplina de Sprint Pedestre. E, por equipas, o GDU Azoia foi campeão nacional no escalão de Juvenis Femininos, com Carolina Rusga e Sofia Pulquério a pontuarem ao lado da Joana.

Com este resultado, os nossos atletas juvenis continuam imparáveis, consolidando agora, em Águeda, o título que tinham averbado, uma semana antes, em Celorico da Beira, na disciplina de Estafetas de Sprint.

Na prova de Águeda, além do triplo ouro, os representantes do Azoia conquistaram, nas classificações individuais, mais duas medalhas de prata, atribuídas aos vice-campeões Vasco Mendes (H20) e Luísa Gaboleiro (D55), e uma de bronze, pela prestação de Manuel Dias (H65).

O valor da "brigada" GDUA fica patente no 4º lugar da classificação geral de clubes, apesar de haver oito formações mais numerosas do que a nossa, algumas duplicando ou mesmo triplicando o conjunto dos 12 atletas sesimbrenses. Onde o défice quantitativo mais se notou foi em Vet Fem III: apesar do 1º e 2º lugares em D55, a falta de um terceiro elemento não permitiu a classificação por equipas.

Fora das nossas cores, é justo sublinhar na Elite as vitórias individuais de Mariana Moreira (CPOC) e João Mega Figueiredo (CN Alvito), dois dos atletas portugueses com mais títulos na modalidade e com mais participações em campeonatos europeus e mundiais.

Relativamente a Águeda, anote-se ainda que, no mesmo dia 23, o Clube de Aventura da Bairrada organizou, de tarde, uma segunda prova de sprint em que voltaram a brilhar os suspeitos do costume. Na classificação acumulada, subiram de novo ao pódio Joana Canana e Carolina Rusga (1ª e 3ª D16); Miguel Manso (2º H16); Jesus Leão e Luísa Gaboleiro (1ª e 2ª D55). Um último destaque para Ana Casaca (D40), que foi 2ª na etapa vespertina.

A fechar o fim de semana e a uma vintena de quilómetros de Águeda, o clube Saca Trilhos promoveu, em Anadia, com visível apoio municipal, uma bem-sucedida prova de City Race que, além de estimulantes percursos a estenderem-se para fora do núcleo estritamente urbano, vai ficar na memória das mais de três centenas de inscritos pelo nutrido abastecimento final e pela originalidade dos prémios e lembranças, onde não faltou, para os adultos, uma flute de espumante com gravação alusiva ao evento. O nosso clube só teve ali dois representantes: Ana Casaca e Manuel Dias (1º Vet III M).

Recuperando ainda a jornada de Celorico da Beira, no dia 16, fica o registo de que, além da mencionada vitória em Juvenis, o Azoia amealhou um 3º lugar no escalão Sénior, com Jesus Leão, Vasco Mendes, Noel Cabeça e Luísa Gaboleiro. Fazendo das fraquezas forças, duas veteranas e um veterano puxaram lustro aos galões e alinharam com sucesso ao lado de atletas que bem podiam ser seus filhos. Também nos Juvenis, aliás, demos mostras de conseguir "caçar com gato": na falta de um segundo elemento masculino, como permite o figurino regulamentar das Estafetas de Sprint, Joana Canana bateu-se no terceiro percurso com os concorrentes do sexo dito "mais forte". E, no final, o conjunto realmente mais forte foi mesmo o GDU Azoia.

Estão de parabéns todos os que ajudaram a escrever mais esta dupla página de glória para o nosso clube.