Orientação - GDU Azoia no Algarve: atrás e em cima do palco

10-11-2021

O GDU Azoia foi ao Algarve, no último fim de semana, promover e fruir a orientação. Organizando no sábado e competindo no domingo, estivemos em evidência tanto atrás como en cima do palco. E, em ambos os casos, com assinalável sucesso.

Primeiro foi em São Brás de Alportel, onde, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (AEJBV) e com o apoio da câmara municipal, ajudámos a pôr de pé duas provas: um Sprint, de manhã, e uma City Race à tarde, a primeira a contar para a Taça de Portugal e a segunda integrando o circuito português dessa disciplina.

Foi uma memorável jornada de competição e convívio, com mais de 200 atletas a terminarem as duas provas. Sob a direção dos professores Rui Bernardo (AEJBV) e Jorge Baltazar (GDUA), a equipa organizadora contou com mais de 40 elementos, incluindo duas dezenas de alunos.

Depois de um fim de semana diluviano em Espanha (Campeonato Ibérico Feminino), o Algarve proporcionou dois dias, mesmo se frios, bem ensolarados. No relvado do Jardim Carreira de Viegas, foi montado um conjunto de balizas que desafiava o sangue dos mais novos enquanto iam terminando as suas provas alguns dos mais experientes praticantes e dinamizadores da modalidade de Norte a Sul do país, como Fernando Costa (Porto), Carlos Ferreira (Águeda), Carlos Monteiro (Leiria), António Matias (Entroncamento), Nuno Pedro (Sintra), Armando Santos (Sines) ou Joaquim Patrício (Alvito). E não faltaram, para colorir o leque de bandeiras, concorrentes estrangeiros (Bélgica, Canadá, Espanha e Finlândia).

Mesmo envolvido na organização, o GDUA fez alinhar dez dos seus elementos mais jovens. Vasco Mendes e Miguel Manso fizeram a dobradinha no 1° lugar dos dois pódios. Joana Canana venceu de manhã e Carolina Rusga à tarde.

No domingo rumámos à vizinha cidade de Loulé, para mais uma City Race, aí jogando já com todas as cartas do baralho, menos o jóquer Baltazar, que voltou a encarregar-se da locução.

O mais fulgurante pódio do dia foi o de VetF1, com o pleno das nossas cores: Ana Casaca (1ª), Jesus Leão (2ª) e Catarina Félix (3ª). Somaram-se vitórias de Miguel Canana (Formação), Miguel Manso (JuvM) e Manuel Dias (Vet3M). E também provaram o mel algarvio (o prémio era isso mesmo) Rodrigo Rusga, Tiago Gomes, Joana Canana, Sofia Pulquério, Vasco Mendes, Luís Boal e Luísa Gaboleiro.

No escalão sénior, onde a luta estivera renhida na véspera, com o nosso Vasco Mendes vencendo por segundos as duas etapas de São Brás, foi desta vez João Ferreira (Bairrada) quem levou a melhor.

Muito festejada foi ainda, em Open Longo, a vitória de Rui Bernardo, nosso anfitrião e diretor de prova no sábado.

Luísa e Jesus no pódio ibérico

Do chuvoso fim de semana anterior, a que já fizemos referência, restam para o palmarés do clube três resultados em particular. Luísa Gaboleiro (2ª) e Jesus Leão (3ª) dominaram o pódio de D55 no Campeonato Ibérico, e Vasco Mendes foi 3° em H20E na Taça Latina, que se disputou em simultâneo.

As classificações englobavam os resultados de três etapas: Distância Longa, Distância Média e Sprint, corridas em Jerez de los Caballeros e em dois outros mapas da Extremadura espanhola.

Resultado da Copa dos Países Latinos/Campeonato Ibérico Feminino
Resultados da SB Alportel TP Sprint e SB Alportel City Race
Resultados da Loulé City Race

Fotos

Manuel Dias