Balanço Época 2018 TP Pedestre

23-01-2019

A menos de uma semana do início da época de 2019, é tempo de se fazer um balanço geral e coletivo sobre a época de Orientação Pedestre de 2018. E que época!

O nosso clube classificou-se num inédito 7.º lugar (em 42 equipas), conseguindo melhorar os resultados de 2017 e 2015 - 9.º lugar - consolidando-se de vez como uma equipa do Top-10 nacional, e ainda com margem de progressão.
Participaram nas 27 etapas que constituíram a Taça de Portugal em 2018, um total de 24 atletas, o que representa a maior participação de sempre de atletas do GDUA, ultrapassando os 22 atletas participantes nas duas épocas anteriores.

A média de pontuação por etapa tem vindo sempre em crescendo desde 2011, fixando-se em 865 pontos nesta temporada. Esta temporada marca também o atingir e ultrapassar a marca dos 1.000 pontos, feito alcançado nas 4 últimas etapas da época - VI Costa Alentejana O' Meeting e Campeonato Absoluto (Quiaios).
Aliás, a participação no VI CAOM é de todo memorável, tendo sido atingida na 1.ª etapa, a maior pontuação de sempre - 1.204 pontos! e, o 3.º lugar final por equipas, à frente de equipas com outros argumentos como o GD4C, o Ori-Estarreja ou o CPOC.

Veremos o que nos reserva a temporada de 2019, sendo que este ano, e pela primeira vez, conseguiremos ter etapas com pelo menos 7 atletas em cada um dos escalões de pontuação - Jovens, Séniores e Veteranos (para a pontuação coletiva de cada etapa, contam os 7 melhores resultados de cada escalão). Na 1.ª etapa do CAOM (máximo histórico de pontuação alcançada), pontuaram 7 jovens, 5 séniores e 7 veteranos.

Dar ainda as Boas Vindas aos atletas que irão este ano representar o nosso clube pela primeira vez, e também, saudar aqueles que, não sendo estreantes, regressam após um período mais ou menos prolongado de ausência.

Boa sorte a todos!!!

Texto: Pedro Laia