Grupo Desportivo União da Azoia é uma referência na orientação portuguesa

23-09-2017

Nos dias 16 e 17 de setembro, realizou-se o Campeonato Ibérico Masculino 2017 de orientação pedestre, constituído por três etapas, uma prova de distância média, em Ladeira de Arque, um sprint, na vila de Montalegre, e uma prova de distância longa, em Salto, distrito de Vila Real, evento organizado pelo Clube de Orientação do Minho (.COM), onde participaram 87 equipas, sendo 57 espanholas, representadas por 328 atletas, e 30 portugueses, com 260 atletas inscritos. Neste importante acontecimento desportivo peninsular marcou presença o Grupo Desportivo União da Azoia (GDUA) que, com apenas 10 atletas inscritos, alcançou o 15.º lugar na geral, sendo a 7.ª equipa portuguesa com maior pontuação.

Apesar das baixas temperaturas que se fizeram sentir, os atletas sesimbrenses souberam tirar partido da excelente organização do evento e dos percursos desafiantes que lhes foram proporcionados, arrecadando para a sua equipa 1650,49 pontos.

Salienta-se, assim, o trabalho desenvolvido por toda a equipa que, com esforço, dedicação e determinação, enfrentou e superou em Montalegre três etapas importantes e exigentes do ponto de vista físico e técnico, a contar para a Taça de Portugal Vitalis O-pedestre.

A nível individual, destacaram-se os atletas do GDUA Jorge Baltazar, escalão H50, em 7.º lugar, José Gomes, um quase estreante no escalão H21B, em 5.º lugar, Catarina Félix, D45, em 3.º lugar e, por fim, Luísa Gaboleiro, D50, em 2.º lugar. Esta última atleta obteve um excelente resultado na prova de sprint, vencendo a etapa com o seu melhor tempo de sempre - 13 minutos e 23 segundos.

Já nos próximos dias 28 e 29 de outubro, os atletas do GDUA terão que pôr novamente à prova as suas competências técnicas e físicas no V Costa Alentejana O-Meeting, duas novas etapas a contar para a Taça de Portugal.

Faltando apenas realizar 6 etapas das 29 previstas para ao encerramento da Taça de Portugal Vitalis O-pedestre 2017 e tendo em consideração as atuais pontuações dos orientistas do GDUA, prefigura-se estarem em luta pelos lugares cimeiros do ranking dos respetivos escalões os atletas Vasco Mendes (H16), Ana Casaca (D21A), Catarina Félix (D45), Luísa Gaboleiro (D50) e António Laia (H70).

Azoia4ever