Um clube com história

História 

A Colectividade nasceu por influência do Futebol.

Tudo começou quando um grupo de jovens decidiram juntar-se nas eiras e terras de vizinhos para jogar à bola, que ainda chegou a ser de trapo.

Posteriormente esses jovens decidiram comprar equipamentos de futebol, com verbaa que iam juntando, à campanha das pastilhas elásticas pirata que, na altura vendiam as camisolas por um preço simbólico. A partir desta altura formaram um grupo ao qual deram o nome de " CLUBE DE FUTEBOL OS PIRATAS".

O local onde se reuniam era numa sala do café do "Pingareta" (Domingos Pinhal).

Daqui em diante começaram a organizar-se e os elementos do clube acharam por bem alterar o nome da colectividade para GRUPO DESPORTIVO UNIÃO DA AZOIA, uma vez que se identificava mais com a nossa terra. Mudaram de sede para o salão do Sr. Luis pinhal e começaram a tratar dos documentos para a legalização da colectividade.

A Fundação passou a ser no dia 25 de Abril de 1971, embora a escritura tenha sido feita a 29 de Agosto de 1977 com a designação de ASSOCIAÇÃO CULTURAL DESPORTIVA UNIÃO DA AZOIA, cujos outorgantes foram: Armando José Mateus Costa, Armindo Almeida Diogo, Amândio do Carmo Santos, Adelino Lopes Graça Jesus, Armindo Ribeiro Santos, Joaquim Jorge Marcelino, Vitor Afonso Almeida Diogo, Rogério Ricardo Cruz Pereira, Dinis Moreno Santos Diogo e Joaquim Artur Miguel Sabino.

Em 9 de Novembro de 1982 foi alterado nos estatutos o nome da colectividade para GRUPO DESPORTIVO UNIÃO DA AZOIA., proposta aprovada em assembleia geral, uma vez que foi assim que o clube tinha sido designado na sua fundação.A colectividade foi dirigida a partir de 14 de Janeiro de 1978 por uma comissão instaladora.

A 3 de Março de 1979, em assembleia geral de sócios efectuou-se a votação e tomada de posse dos primeiros corpos gerentes. A sede actual da colectividade é nas próprias instalações do Grupo Desportivo União da Azoia.

O terreno das nossas instalações foi cedido gentilmente pela Casa Cadaval, como eram conhecidos os proprietários e conforme declaração de João Paulo Cancella de Abreu datada de 30 de Março de 1976.

A colectividade possui um espaço em terreno com área de 140m x 100m e um outro com 60m x 40m. Neste terreno, aos poucos e com ajudas , foi-se construindo as instalações que hoje são visíveis: salão de festas, sala de jogos, bar, campo de futebol e Posto Médico.

Em Infra-estruturas, a colectividade possui já um património de milhões de euros, fruto de todo o trabalho conjunto levado a cabo por dirigentes, associados, pessoas anónimas, amigos, Autarquia, Empresas do Concelho e outros. Estes projectos são uma realidade que tem vindo a enriquecer ainda mais a nossa aldeia.

Também com o surgimento de uma nova modalidade, Orientação Pedestre e B.T.T., o nome deste clube tem surgido com grande dignidade e prestígio ao nível de todo o país.

Sócios